O Direito à prática da actividade fisica e Desporto, está consignado na Constituição da República Portuguesa, como um direito de todos os cidadãos. É mais um dos vários direitos Constitucionais que só existem ali no «livrinho», mas que na prática se verifica ser inexistente, bem na linha de outros direitos, como o direito à habitação, à saúde, ou ao trabalho.
Esta forma de encarar aquilo que deveria ser um bem a proteger e estimular a sua prática e divulgação, não é exclusiva da paupérrima 3ª Republica, mas sim uma atitude interiorizada desde sempre pelo Estado Português. Em Portugal o apoio Estatal à prática desportiva foi sempre inexistente, e foi o cidadão quem teve de tomar a iniciativa, se lhe quisesse ter acesso. Durante décadas esse acesso, fez-se através do Associativismo (Clubes desportivos), hoje convertidos ao Capital através das SAD's, enquanto o Estado assobiava para o ar. Actualmente essa lógica Capitalista prevalece mais do que nunca, e assiste-se a um fenómeno em expansão constante nesta área; o aparecimento de «ginásios» como fossem cogumelos.
Enquanto isto, o Estado Português continua a assobiar, de mãos nos bolsos, mantendo-se alheado do seu dever Constitucional. Onde está o desporto escolar? Onde anda o desporto promovido pelos Municipios?
No dia 22 de Setembro, este será o tema de uma Conferencia que terá lugar na sede do PNR onde será aprofundado e debatido! Fica aqui o convite a todos os interessados.
25 de Julho de 1139: Batalha de Ourique
-
A Batalha de Ourique ocorreu a 25 de Julho de 1139, num local que as fontes
denominam de Ourique (Aulic, Oric, Ouric), que na altura estaria no
territór...
2 comentários:
Hoje só mesmo quem tem uma Vontade de Ferro é que pratica desporto! Quer pelo desprezo com que muitos professores encaram - eles próprios!!!! - o desporto escolar, (ou seja, as míseras 2 horas semanais) quer pelo dinheiro que é necessário gastar no ginásio!
Dia 8, 15, 22... Vejo que o objectivo de o PNR promover actividades todos os sábados está a ir para a frente, fico muito contente. Espero poder vir a colaborar mais activamente com o «nosso» partido. Vou enviar-vos o meu email!
100 % de Acordo !!!
Enviar um comentário