sábado, 17 de novembro de 2007

Obrigadinho, mas já vem tarde!!

Depois da onda de indignação, gerada pela aberrante ausência de transmissão em canal aberto dos jogos da Selecção Nacional de Rugby, na Taça do Mundo da modalidade, veio agora o Governo, apressadamente, reformular a Legislação relativa aos acontecimentos desportivos abrangidos pela classificação de «interesse público».

Através de despacho do Ministro dos Assuntos Parlamentares, de 18 de Outubro de 2007, a partir de agora, todas as Selecções Nacionais «A», de qualquer modalidade, que participem em fases finais de Campeonatos do Mundo ou da Europa, são abrangidas, pela classificação de «interesse publico generalizado», devendo os detentores dos direitos de transmissão, cedê-los aos operadores de canal aberto.

Mais vale tarde do que nunca. No entanto, no que a nós, amantes do Rugby concerne, fica um sabor a amarga frustração, já que o próximo evento da mesma dimensão só se realiza daqui a 4 anos, sendo a presença da Selecção Nacional, um dado pouco adquirido, pelo que, o facto de não ter sido feita a cobertura do evento deste ano, obstou a que a generalidade dos Portugueses, aproveitasse uma rara oportunidade, para seguir de perto um evento deste nivel, com a presença de uma representação Portuguesa.

Houve clara falta de vontade politica, para se ter concretizado a disponibilização das transmissões do Mundial de Rugby, em canal aberto! Já para não falar, das fortes pressões exercidas pelo canal «pay per view» que teve o exclusivo das transmissões.

Alegavam os Governantes, que a lista de modalidades consideradas de «interesse publico generalizado», eram renovadas anualmente, e publicadas em Diário da República. Logo à partida estranha-se, que sendo do conhecimento geral, que a Taça do Mundo de Rugby decorreria em 2007 com a participação da Selecção Nacional Portuguesa, não se tenha incluido a modalidade nessa lista.

Faltou em vontade politica o que sobrou em obediência sabuja aos interesses económicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

para este torneio de rugby ja vai tarde , pode ser que os poximos tenha-mos mais sorte! saudaçoes nacionalistas ! força PNR !