25 de Julho de 1139: Batalha de Ourique
-
A Batalha de Ourique ocorreu a 25 de Julho de 1139, num local que as fontes
denominam de Ourique (Aulic, Oric, Ouric), que na altura estaria no
territór...
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Sondagem: Quem ordenou o atentado de 1908?
Em relação aos autores materiais do crime de 1 de Fevereiro de 1908 não há dúvidas: Manuel dos Reis Buiça e Alfredo Luís da Costa foram efectivamente os assassinos que, pelas próprias mãos, mataram o rei D. Carlos I e o infante D. Luís Filipe. Já no que toca à questão de saber se houve mandante ou mandantes do ataque e, no caso afirmativo, quem foram essas pessoas ou organizações, as respostas já se dividem. Dúvidas persistem. Desde a Carbonária à Maçonaria, passando por dissidentes monárquicos, várias são as hipóteses apontadas como as responsáveis pelo sucedido no Terreiro do Paço. Segundo Maria Alice Samara, “não há um único papel ou fonte que prove o que seja” relativamente a esse mistério. É um dado adquirido que ambos os regicidas eram membros da Carbonária Portuguesa, mas pouco mais é provado. “Mesmo dentro do movimento republicano, havia várias facções diferentes: radicais, moderados, populares, burgueses”, destacou a historiadora especialista no período da I República. Conspiração? “A Carbonária era um grupo com relativa autonomia e estes homens podem ter decidido tomar a atitude pelas próprias mãos”, revelou a historiadora, não sem sublinhar que “mesmo tendo isto em conta, há ainda espaço para a hipótese de ter havido, de facto, uma conspiração política”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
A Carbonária foi quem executou materialmente o atentado, no entanto, essa organização não era mais do que um braço armado da Maçonaria, e muito particularmente do maior manipulador e «padrinho» do Partido Repúblicano: Afonso Costa!
Independentemente de todo o seu cinismo e hipócrisia politica, Afonso Costa foi um politico de grande inteligencia, independentemente de concordarmos ou discordarmos politicamente dele.
Deixou o trabalho sujo à Carbonária, soube desaparecer e aparecer nos momentos certos, para os devidos aproveitamentos politicos, e logo após o triunfo do 5 de Outubro, «dissolveu» a Carbonária, porque conhecia o perigo que representaria se continuasse, uma vez que rápidamente se tornaria contra-poder è própria República.
para mim foi a maçonaria e a carbonária surge para camuflar os maçons que pretendem manter o ar de benfeitores
É tudo muito bonito mas os bancos andam por aqui, é muita giro, eu com 50 mil contos no bolso na almofada sou suspeito, mas com conta no banco sou o maior. Num sistema que funciona como funciona, temos disto, ADEUS CLASSE MEDIA, TCHAU TCHAU.
Tchau, bye bye, mén. Quem matou o rei , fónix que raio de pergunta. Pôrra, mas péraí, mataram o REI??? MAS MATARAM MESMO O REI???? Pôrra, fónics, complicado...
Qual Rei? Qual Sistema Solar? Quantos Oceanos? Quantos países? Quantos? Quantos???
Povos que matam os seus soberanos e se entregam irracionalmente nas mãos de traidores não podem ter bom destino. Os portugueses já estão a pagar, mas o futuro será negro.
Enviar um comentário