domingo, 17 de fevereiro de 2008

Estação do Rossio

Situada entre a Praça do Rossio e a Praça dos Restauradores, esta estação é uma emblemática obra do estilo Neo-Manuelino, construída entre 1886 e 1887.Foi a Real Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses,que encomendou ao arquitecto José Luís Monteiro,a construção da Estação Central de Lisboa, destinada a ligar Lisboa à Linha de Sintra.

A Estação do Rossio, surpreende pela sua fachada de oito portas que combinam com as nove janelas e com o relógio situado no topo central, profusamente decorado,tem ainda a curiosidade que as plataformas de embarque se encontram a cerca de 30 metros acima da entrada principal.


Recetemente renovada,salta hoje à vista a sua cor original branca no exterior, coberta durante longos anos pelo cinzento da poluição que já a caracterizava.Obra arquitectónica arrojada para altura, uma vez que se optou incluir numa pública estação de caminho-de-ferro um estilo arquitectónico e uma corrente estética normalmente até aí utilizadas a edifícios Reais, nobres ou de algum modo conotados com o poder.


A Estação do Rossio está classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) como património industrial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo edificio que não merece a quantidade de selvagens que agora por aí circularão diariamente. A linha de Sintra mete nojo, é perigosa e deprimente.

Anónimo disse...

Gostei muito deste artigo publicado neste blog. Surpreendeu-me de uma forma positiva.