O Elevador do Carmo, conhecido por todos como Elevador de Santa Justa, é um dos pontos mais conhecidos e apreciados da Baixa lisboeta. Foi no dia 10 de Julho de 1902 que este elevador, projectado por Raul Mesnier de Ponsard, foi inagurado.
Esta estrutura neogótica foi construída na viragem do século pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, que também se responsabilizou, nesta mesma cidade, pela edificação do Elevador do Lavra.
As obras do Elevador de Santa Justa ter-se-ão iniciado em 1898 e a sua inauguração deu-se em em 10 de Julho de de 1902 tendo, na altura, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos dois primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando mais tarde a ser accionado por energia elétrica. A diferença de nível entre o piso da estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do Carmo) é de trinta metros.
Para a época foi considerada uma obra arrojada, atendendo ao desnível vencido, materiais utilizados e viadutos construídos, que possibilitaram os acessos à estação superior do Carmo. Hoje é uma das edificações mais visitadas em Lisboa não apenas por portugueses mas, fundamentalmente, por turistas estrangeiros que procuram recordar ambientes passados (madeiras e latão) e processos mecânicos de transporte. As vistas do piso superior sobre a cidade de Lisboa são deveras impressionantes.
Em 2002, este elevador, juntamente com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, foi classificado como Monumento Nacional.
Para assinalar a data, a CARRIS vai distribuir brindes a todos os clientes. Um dos brindes será um postal do Elevador que, na compra de um bilhete para o Museu da CARRIS, pode ser trocado por dois ingressos.
No Museu da CARRIS é possível encontrar mais informação histórica sobre este Elevador. O Museu, que fica na Rua 1º de Maio, encontra-se aberto de segunda a sábado, entre as 10h e as 17h.
25 de Julho de 1139: Batalha de Ourique
-
A Batalha de Ourique ocorreu a 25 de Julho de 1139, num local que as fontes
denominam de Ourique (Aulic, Oric, Ouric), que na altura estaria no
territór...
Sem comentários:
Enviar um comentário