A nova estrutura terá uma área total de 7790 metros quadrados e deverá corresponder a um conceito “friendly”, tendo em consideração os aspectos de conforto, acessibilidade, flexibilidade e rapidez nos serviços prestados aos passageiros, e adequar-se ao tráfego actual e futuro, de forma a proporcionar a Lisboa o aumento significativo dos cruzeiros que começam e terminam no seu porto, diz um comunicado do Porto de Lisboa.
A entidade refere ainda que o projecto deverá ter em conta a relação com o edificado de carácter da zona, designadamente os edifícios da Alfândega, o Museu Militar e a Estação de Santa Apolónia.
O futuro terminal também tem de ter em consideração a proximidade do centro histórico, as ligações a espaços públicos ribeirinhos e a criação de uma praça, no seguimento do edifício da Alfândega de Lisboa, que enquadre a entrada e a saída do novo terminal, sem esquecer as ligações aos transportes públicos. A zona de estacionamento prevista para o terminal é de 500 lugares para ligeiros e 80 para autocarros e uma praça de táxis para 50 viaturas.
A APL prevê para este ano que sejam realizadas 319 escalas e movimentar 460 mil passageiros e para 2011 a entidade recebeu até à data pedidos para 236 escalas. O número de passageiros de cruzeiros em Lisboa registou de 2005 a 2009 um crescimento médio de 15%, para 415 mil, mais 25 do que em 2008.
A mesma nota do Porto de Lisboa faz ainda um balanço da actividade dos cruzeiros, referindo o crescimento médio anual de aproximadamente 8% desde 1970, acrescentando que em 2008 cerca de 16,24 milhões de turistas realizaram um cruzeiro em todo um mundo.(Fonte)

Sem comentários:
Enviar um comentário