quinta-feira, 15 de abril de 2010

Visitar Lisboa em "modo" virtual

O projecto é do Turismo de Lisboa, que quer colocar a capital portuguesa na boca e nos ecrãs do mundo. Para isso, criou os Miradouros Virtuais de Lisboa, que permitem fazer uma visita virtual pela cidade, sem sair da frente do computador. O trabalho foi apresentado hoje.

No cardápido de visitas virtuais estão dez miradouros da cidade, que ficam disponíveis a partir de um site onde o utilizador pode olhar para Lisboa como se se encontrasse fisicamente no ponto seleccionado.

Para além da janela onde é apresentada a panorâmica obtida no local, é disponibilizado um mapa que indica qual o ângulo do "olhar" do internauta e para que zona da cidade este está dirigido. A oferta inclui também um álbum de fotografias do local.

Outra das funcionalidades - acessível através do botão "Saber Mais" - permite seleccionar edifícios e elementos patrimoniais de interesse, dentro do campo visual, para os quais gera, em tempo real, modelos 3D interactivos. No entanto, ao que o TeK apurou, esta possibilidade não se encontra ainda disponível para todos os miradouros.

Monte Agudo, Penha de França, Jardim do Torel, Parque Eduardo VII, Elevador de Santa Justa, São Pedro de Alcântara, Graça, Nossa Senhora do Monte, Santa Luzia e Castelo de S. Jorge são os miradouros que ficam acessíveis, com ligação a partir do site do Turismo de Lisboa.

O sistema, desenvolvido em parceria com a Versus, permite ainda que o internauta solicite a impressão de um guia sobre os elementos que lhe interessaram, um mapa e um texto de apoio, com vista a facilitar (e estimular) uma visita ao local - desta feita, usando os meios tradicionais, ao invés do computador. (Tek)

1 comentário:

Anónimo disse...

A CML dá estes trabalhos às empresas dos amigos que nunca fotografaram na vida e não a fotógrafos profissionais capazes de fazer o mesmo trabalho por metade do preço. Versus, 3DCities são ambas empresas com uma única finalidade que é o lucro e que ganham concursos fantasma, criados para os amigos.