segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Regata do Cais da Moita ao Parque das Nações

O Tejo vai encher-se de faluas, canoas, catraios e também de embarcações de passeio da Marinha do Tejo, na Regata do Centenário da República, a realizar no dia 29 de Agosto, entre a marina do Parque das Nações e o Cais da Moita.

Ainda antes da partida, que será pelas 16h00, a concentração de barcos da Marinha do Tejo - instituição que reúne várias associações detentoras de 57 embarcações entre catraios e canoas - far-se-á logo pelas 06h00 da manhã, num local emblemático: o cais da Moita, município onde a 4 de Outubro se implantou a República.

É na margem sul, num local pleno de tradição em matéria de preservação do património náutico do Tejo, que se inicia o desfile. Ele vai encher o Tejo de cor e de velas, num passeio que rumará até à marina do Parque das Nações.

A Regata do Centenário é organizada no âmbito da Marinha do Tejo, pela Associação dos Proprietários e Arrais das Embarcações Típicas do Tejo, em conjunto com o Centro Náutico Moitense, a Associação Naval Sarilhense, a Associação Naval Montijense e a Associação Náutica da Marina do Parque das Nações. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

A Marinha do Tejo é a designação genérica das embarcações típicas que têm sido utilizadas em actividades essenciais no Tejo, como a pesca e o transporte. E pretende ser um pólo vivo do Museu de Marinha, pugnando não só pela preservação do património material, recuperando e restaurando embarcações do Tejo, como preservando e divulgando o património imaterial dos saberes e tradições náuticas e marinheiras dos artífices e navegantes do Tejo.

Regata Centenário da República
- 29 Agosto de 2010 -
Parque das Nações – Cais da Moita

Programa

06:00 - Concentração no Cais da Moita, onde se implantou a República a 4 de Outubro de 1910, um dia antes de Lisboa.

06:30 - Início do Desfile e Passeio das Embarcações da Marinha do Tejo até à Marina do Parque das Nações (Preia-mar às 06:29).

08:00 - Chegada à Marina do Parque das Nações. As Embarcações deverão entrar na Marina e dirigiremse para a Posição de Estacionamento que entretanto lhes for atribuída e comunicada por correio.

14:30 - Saída das Embarcações da Marina do Parque das Nações com deslocação para a zona de Largada da Regata.
As Embarcações deverão pairar a montante da Linha de Largada, estabelecida pelo alinhamento da Bóia CR8 e de um mastro com a Bandeira da Marinha do Tejo, colocada no Cais da Porta do Tejo no Parque das Nações.

16:00 - Largada da Regata pela seguinte ordem:

16:00 – Faluas e Canoas;

16:05 – Catraios;

16:10 – Embarcações em passeio

Percurso: Directo ao Cais da Moita para Faluas, Canoas e Catraios.
Linha de Chegada: Estará situada na Moita no alinhamento entre o mastro do Centro Náutico e uma Bóia colocada no plano de água .

18:00 - Hora prevista de Chegada das Embarcações ao Cais da Moita (Preia-mar às 18:44)

Fonte: visitlisboa.com

Sem comentários: