sábado, 30 de julho de 2011

Festival dos Oceanos 2011 – Lisboa

De 30 de Julho a 13 de Agosto, o Festival dos Oceanos está de regresso a Lisboa, para refrescar o Verão da capital com concertos, exposições, iniciativas culturais e espectáculos de rua, todos com entrada gratuita. A isto somam-se visitas a museus já a lua vai alta. A iniciativa do Turismo de Lisboa é p’ro menino e p’ra menina, para o neto e para o avô.

Fado nos Oceanos

No ano em que o fado aguarda a decisão da UNESCO para integrar as suas listas de Património Imaterial da Humanidade, o cartaz dos eventos não esqueceu esta melodia tão portuguesa e chama alguns dos mais célebres fadistas portugueses a dar a voz pela iniciativa.

Os músicos serão acompanhados em palco por artistas internacionais que vêm de propósito para as comemorações. A 1 de Agosto, é a vez de António Zambujo e da brasileira Roberta Sá. Dois dias depois, Ana Sofia Varela sobe ao palco com a angolana Yami e a cabo verdiana Ritinha Lobo. Na segunda-feira seguinte Ana Moura traz Ray Lema, da distante República Democrática do Congo para uma noite que promete ser memorável. A 10 de Agosto, Maria Ana Bobone fecha o ciclo na companhia da indiana Sónia Shirat.


Exposições e outras actividades

Paralelamente ao cartaz dos concertos, existem outras actividades dignas de nota. É o caso da exposição fotográfica da National Geographic patente nos Jardins do Império, em Belém, cujo tema versa sobre recursos hídricos, poluição, biodiversidade, escassez, desperdício e educação.

Aprender técnicas relacionadas com a navegação de um grande veleiro e ficar a conhecer alguns dos resultados de uma expedição científica, são as propostas do lugre Santa Maria Manuela, de 5 a 7 de Agosto. As acções terão lugar na Marina do Parque das Nações.

Se quiser apenas uma visita guiada ao convés do antigo bacalhoeiro (50 pessoas à vez) também o pode fazer. A entrada é livre mas a participação nas palestras está sujeita a inscrição. Saiba como no site oficial da iniciativa.www.festivaldosoceanos.com.


Praça do Comércio testemunha enchentes

O espectáculo Waterwall inspirou-se na luta do Homem contra a Natureza e apresenta, dias 5 e 6 de Agosto, a partir das 22 horas, 16 bailarinos e acrobatas que escalam uma parede de água em fúria na Praça do Comércio. São 16 mil litros de água rodeados por uma moldura com quatro metros de altura e 10 de largura. O espectáculo é gratuito. Está convencido? Sabe o que diz o ditado, água mole em pedra dura…(Lifecooler)

Sem comentários: