domingo, 23 de junho de 2013

Terra Portuguesa I Notas do quotidiano

"A Turquia avisou hoje a Alemanha que sofrerá consequências se a chanceler alemã, Angela Merkel, não deixar de pôr obstáculos ao processo de adesão turca à União Europeia (UE)".

Estas declarações do Ministro Turco de Assuntos Europeus, são completamente inadmissíveis e são mais uma prova do grave perigo que vai constituir a entrada da Turquia na União Europeia.

A Turquia é um país asiático e islâmico, e que não tem um único valor civilizacional e cultural que se possa identificar com a matriz europeia.

A União Europeia só pode dar uma resposta a esta ameaça turca, e essa é : Turquia na Europa, Não !!


Governo tem «sinais significativos» para exploração de gás natural em Portugal

Esta semana fomos brindados com a notícia em que o governo afirma, ter sinais significativos da viabilidade da exploração do gás natural em Portugal, mas alertou que não será por causa dessa "descoberta energética" que o preço de energia irá baixar para o consumidor final.

Realmente nunca poderia ser expectável os preços de energia baixarem, enquanto estiver no "poder" esta corja rosa e laranja, que nada mais fazem que arranjar "esquemas" para continuar a proporcionar lucros astronómicos às empresas do sector energético.


Gestão danosa no concurso do TGV

Após ficarmos a conhecer que a comissão parlamentar de inquérito às PPP, tinha detectado desvios nos contratos das Parcerias Público-Privadas do sector rodoviário, que poderão chegar a um montante próximo de nove mil milhões de euros face ao que estava inicialmente previsto nos diversos contratos, vem agora a mesma comissão, concluir baseada em considerações do Tribunal de Contas, que existem fortes indícios de gestão danosa e de dolo, no âmbito do concurso para a construção da ligação Poceirão-Caia (TGV).

É mais um caso flagrante de uma PPP, do tempo da governação de José Sócrates, em que os únicos interesses que foram salvaguardados foram os das empresas privadas e de uns quantos políticos, enquanto que o Estado e os contribuintes portugueses terão de assumir os custos obscenos dos diversos contratos assinados .


Portugueses detidos em França com três milhões de euros em dinheiro

.."Um homem e uma mulher, ambos de origem angolana, foram detidos na noite de quarta-feira(13 Julho) quando a polícia descobriu, no veículo em que seguiam, dois milhões de euros em notas de 500."

Mais um caso entre muitos, em que o crime é praticado por "falsos portugueses", que usam a nacionalidade portuguesa, para circularem livremente pela Europa, deixando um rasto de violência e crime.

É por isso necessário e urgente, alterar a Lei da Nacionalidade, de forma a garantir o "Jus sanguini" como critério único na atribuição da nacionalidade portuguesa.


Estado já pagou 1000 milhões de euros aos bancos envolvidos nos swaps

O Estado já pagou cerca de 1000 milhões de euros a bancos que comercializaram swaps com empresas públicas, avançou fonte oficial do Ministério das Finanças.

Estes produtos considerados especialmente perigosos, pelo facto de permitirem às instituições financeiras o reembolso imediato, o que obrigaria as empresas a pagar antecipadamente as perdas associadas aos contratos que subscreveram.

Lembramos que existem 150 contratos que foram celebrados entre o sector empresarial do Estado e os bancos,os quais foram considerados altamente especulativos, estando sob investigação no Departamento Central de Investigação e Acção Penal , para apuramento de suspeitas de crimes financeiros.

Vários membros do actual governo estiveram envolvidos de forma directa na assinatura nestes contratos desastrosos e especulativos, entre os quais figura a Secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Alburqueque, que enquanto Directora Financeira da REFER assinou quatro contratos "Swap" , com perdas potenciais de 32 milhões de euros para o Estado.

Estranhamente, Maria Luís Alburquerque continua de pedra em cal no governo, quando devia ter sido demitida juntamente com todos os gestores públicos das empresas de transporte público.

Desporto português está de parabéns!

A selecção lusa de atletismo adaptado, na variante masculina e feminina revalidaram o título por equipas nos Mundiais de atletismo INAS, com um total de 26 medalhas.

Por outro lado, a selecção portuguesa de Boccia, conquistou o título europeu da modalidade na categoria de pares.

A canoagem portuguesa está outra vez de parabéns, tendo conquistado mais duas medalhas nos campeonatos da Europa de Resistência. (Terra Portuguesa)

Sem comentários: