O Elevador da Bica, ou Ascensor da Bica, é um funicular localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, na Bica, em Lisboa. É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa, e estabelece a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de São Paulo, defrontando uma das encostas mais íngremes da cidade. A concepção é do engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, também responsável pelos elevadores da Glória, do Lavra e de Santa Justa, e foi inaugurado a 28 de Junho de 1892.
Com mais de um século de existência, é o ascensor mais típico da cidade de Lisboa e, embora não tenha a mesma afluência do Elevador da Glória, constitui nos dias de hoje uma das principais atracções turísticas da capital portuguesa.
Devido à sua enorme importância histórica e cultural, o elevador foi classificado de Monumento
Com mais de um século de existência, é o ascensor mais típico da cidade de Lisboa e, embora não tenha a mesma afluência do Elevador da Glória, constitui nos dias de hoje uma das principais atracções turísticas da capital portuguesa.
Devido à sua enorme importância histórica e cultural, o elevador foi classificado de Monumento
Nacional em Fevereiro de 2002.
Descrição
As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por três compartimentos de piso horizontal, desnivelados e de acesso independente. Os compartimentos anterior e posterior contêm os respectivos postos de comando. As entradas e saídas de cada compartimento fazem-se por portas munidas de cancela pantográfica, do lado ocidental de cada carruagem.
As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por três compartimentos de piso horizontal, desnivelados e de acesso independente. Os compartimentos anterior e posterior contêm os respectivos postos de comando. As entradas e saídas de cada compartimento fazem-se por portas munidas de cancela pantográfica, do lado ocidental de cada carruagem.
O elevador tem capacidade para transportar 23 passageiros, dos quais 9 sentados e 14 em pé.
O Elevador da Bica, inaugurado em 28 de Junho de 1882, circula pela rua da Bica de Duarte Belo, que tem início na Calçada da Bica Pequena e vai cotovelar o Bairro Alto na desembocadura do Largo do Calhariz. Pensa-se que a família Belo era a mais importante do sítio e possuía nos seus terrenos uma nascente, fonte ou bica, que dando serventia à população ribeirinha, deverá ter estado na origem do nome desta calçada. Este elevador era inicialmente movido pelo sistema de contrapeso de água (o carro que ia iniciar a descida enchia um reservatório de água, situado no tejadilho; com a força resultante deste peso suplementar, aliada à força gravitacional do plano inclinado, rebocava o carro da subida) e pelo sistema de tramway-cab. Em 1896 passou a mover-se a vapor e, posteriormente, em 1914 procedeu-se à sua electrificação. Nesse mesmo ano sofreu um acidente e esteve parado durante nove anos.
O Elevador da Bica, inaugurado em 28 de Junho de 1882, circula pela rua da Bica de Duarte Belo, que tem início na Calçada da Bica Pequena e vai cotovelar o Bairro Alto na desembocadura do Largo do Calhariz. Pensa-se que a família Belo era a mais importante do sítio e possuía nos seus terrenos uma nascente, fonte ou bica, que dando serventia à população ribeirinha, deverá ter estado na origem do nome desta calçada. Este elevador era inicialmente movido pelo sistema de contrapeso de água (o carro que ia iniciar a descida enchia um reservatório de água, situado no tejadilho; com a força resultante deste peso suplementar, aliada à força gravitacional do plano inclinado, rebocava o carro da subida) e pelo sistema de tramway-cab. Em 1896 passou a mover-se a vapor e, posteriormente, em 1914 procedeu-se à sua electrificação. Nesse mesmo ano sofreu um acidente e esteve parado durante nove anos.
Oásis Alfacinhas - Guia Ambiental de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa
Horário de funcionamento
07h00 - 21h00 (de 2.ª a Sábado)
09h00 - 21h00 (Domingos e Feriados)
Classificação
Monumento Nacional (Decreto-lei 5/2002, Diário da República 42, 1.ª série-B, de 19/02/2002)
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