quarta-feira, 8 de julho de 2009

Autor de assalto ao BES condenado a 11 anos de prisão


Um dos protagonistas de um mediático assalto a uma agência do BES em Campolide, Lisboa, em Agosto passado, foi hoje condenado a 11 anos de prisão. Wellington Nazaré, o réu, foi um dos assaltantes que manteve fucnionários e clientes da agência bancária como reféns durante horas. O outro assaltante foi morto durante a intervenção da polícia que pôs fim ao assalto; Wellington Nazaré ficou ferido.
Na leitura do acórdão, hoje, o juiz presidente do colectivo do tribunal da Boa Hora considerou "extremamente elevada a ilicitude dos factos, bem como a intensidade do dolo e o elevado grau de culpa de Wellington Nazaré, não obstante este não ter antecedentes criminais".

O tribunal condenou Wellington pelos crimes de roubo qualificado na forma consumada, seis crimes de sequestro e posse de arma proibida. Além da prisão por 11 anos, o assaltante foi condenado à pena acessória de expulsão de Portugal por oito anos e ainda ao pagamento de 10 mil euros de indemnização a cada um dos dois funcionários da dependência bancária mantidos por mais tempo sob sequestro, e cerca de 15 mil euros ao BES.

No final, o advogado de defesa admitiu que estava à espera de uma pena mais pesada e ainda não decidiu se vai recorrer da decisão. "Era expectável que fosse pior. Poderia ir até 25 anos de cadeia. Nas alegações dissemos que a condenação deveria ir entre os cinco e os dez anos. Vamos agora examinar o acórdão e ainda é prematuro falar em recurso", disse João Martins Leitão.

Um dos objectivos do advogado é também que Wellington cumpra a pena no Brasil, numa cadeia em Minas Gerais, para poder estar perto da família.
Depois de conhecida a decisão, o advogado falou com Wellington, que ouviu a decisão do tribunal sempre cabisbaixo e disse que este estava conformado com a decisão, porque tinha plena consciência de que poderia ter sido condenado de forma mais severa.

Sem comentários: