O Governador Civil de Lisboa mostrou-se hoje, quarta-feira, preocupado com o aumento de "mato alto", decorrente das intempéries que, no Inverno, abalaram a zona Oeste, e o "menor sentido de responsabilidade" dos cidadãos.
Em declarações à Lusa, no final da primeira de 16 reuniões descentralizadas para acompanhar a fase crítica de combate aos incêndios florestais no distrito, o Governador Civil de Lisboa, António Galamba, disse que "as preocupações decorrem de um Inverno de intempéries no Oeste".
"Por ter havido uma elevada precipitação, existe muito mato alto, muito combustível, como dizem os bombeiros, susceptível de ser queimado", disse António Galamba.
Alguns corpos de bombeiros e serviços municipais de protecção civil, "mostraram a preocupação perante um menor sentido de responsabilidade da sua intervenção e acção junto das áreas florestais", contou o Governador Civil.
"Fazemos um apelo a que os cidadãos tenham um sentido de responsabilidade acrescido, dado o calor, no sentido de não provocar incidentes que possam suscitar incêndios florestais", invocou António Galamba.
"Portugal sem fogos depende de todos nós. Se os cidadãos não realizarem queimadas, lançarem foguetes ou outras atitudes de risco, não colocarão em risco a floresta, nem bens ou pessoas", acrescentou.
O Governador Civil avançou que nesta fase crítica de combate aos incêndios florestais "os esforços vão ser redobrados", sendo que "ainda se estão a apurar algumas questões".
O Governo Civil vai destinar 510 mil euros a corporações de bombeiros do distrito de Lisboa para protecção individual e investir de 60 mil euros na recuperação da vídeo vigilância, destruída durante o Inverno.
Hoje, quarta-feira, o Governador Civil de Lisboa iniciou uma ronda de 16 reuniões descentralizadas, em Arruda dos Vinhos, que vão contar com a presença do Comandante Operacional Distrital, das corporações de bombeiros e representantes da protecção civil todos os municípios do distrito, para acompanhar a fase crítica de combate aos incêndios florestais.(JN)
25 de Julho de 1139: Batalha de Ourique
-
A Batalha de Ourique ocorreu a 25 de Julho de 1139, num local que as fontes
denominam de Ourique (Aulic, Oric, Ouric), que na altura estaria no
territór...

Sem comentários:
Enviar um comentário