quinta-feira, 14 de abril de 2011

Turismo de Lisboa associa-se ao dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Turismo de Lisboa associa-se ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) na celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala em 18 de Abril, este ano subordinado ao tema “Água: Cultura e Património”.

O programa do IGESPAR para este dia inclui, à semelhança dos anos anteriores, um conjunto de actividades atractivas para o público, decorrentes de convites dirigidos a entidades públicas e privadas, entre as quais o Turismo de Lisboa, para se associarem à iniciativa.

Belém e o Parque das Nações, bem como os rios Tejo e Sado, serão o palco de algumas das acções pensadas para assinalar a passagem deste Dia. Diversos associados do Turismo de Lisboa, com actividades no domínio turístico-marítimo, manifestaram já apoio às celebrações.

Na Marina Parque das Nações irão, assim, ter lugar, nos dias 17 e 18 de Abril, para além de passeios no rio, uma oficina de pinturas de embarcações típicas do Tejo, trabalhos de arte de marinheiro associados a estas embarcações e exposições, assim como a exibição de um filme do arquivo do realizador norte-americano Steven Spielberg, além de outras iniciativas.

Também a Vertigem Azul, uma empresa dedicada à organização de passeios para observação de golfinhos, e a Câmara Municipal de Setúbal, propõem, para dia 17, um passeio de três horas no estuário do rio Sado, que termina com uma prova de vinho Moscatel e de doces regionais.

Já a Veltagus, outra empresa associada do Turismo de Lisboa, sugere, para os dias 18 e 19, navegar no estuário do Tejo, a bordo do veleiro “Príncipe Perfeito” e/ou o passeio “Historic Promenade”, na lancha “Margem I”.

A Marlin Boat Tours, por sua vez, destaca para dia 18, um passeio de 30 minutos em lancha rápida, com passagem pela zona monumental de Belém.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e a comemoração tem por objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço indispensável à sua protecção e conservação. (Rostos)

Sem comentários: