sexta-feira, 12 de abril de 2013

Urgências em Lisboa concentradas em dois hospitais

Até Julho, as urgências da zona de Lisboa e Vale do Tejo vão ser reorganizadas de forma a concentrar nos hospitais de Santa Maria e de S. José algumas valências, durante a noite. É o caso das especialidades de oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, neurologia, gastroenterologia, psiquiatria e grandes traumatizados, segundo avança o Jornal de Negócios.

Os doentes que se dirijam a outro hospital para receberem tratamento de urgência naquelas áreas entre as 20h e as 8h “serão transferidos” para o Santa Maria ou para o S. José, com o apoio do INEM e da Linha Saúde 24, garante a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

A reestruturação da rede já estava prevista mas será apressada devido ao chumbo do Tribunal Constitucional de quatro medidas do Orçamento do Estado para 2013, noticia o Jornal de Negócios na edição desta quinta-feira.

Fonte oficial da ARS disse àquele jornal que o objectivo é cumprir o “esforço de racionalização de recursos e em áreas que a casuística de atendimentos o permita sem perturbação da qualidade dos cuidados prestados aos doentes”.

As valências referidas estarão reorganizadas até ao final de Julho e, em relação às restantes, a ARS não se compromete com datas. Esta reestruturação no funcionamento da rede diz respeito apenas ao período nocturno, das 20h às 8h.

Actualmente, segundo o mesmo jornal, o serviço de urgência nocturno de otorrinolaringologia na zona de Lisboa e Vale do Tejo já só funciona no Hospital de Santa Maria.(Público)

Sem comentários: